Nos primeiros dias de adestramento, devem-se retirar tapetes e panos das proximidades do local em que ficará o Gatoalete.
O Gatoalete trás muitas vantagens para os cuidadores e conforto para os gatos depois que eles pegam o jeito de usá-lo, mas uma minoria de gatos podem apresentar mais dificuldades de serem adestrados para o Gatoalete e com estes precisa-se de paciência e persistência, especialmente quando se tratar de um Gatoalete para mais de um Gato.
Introduzir o Gatoalete sem retirar as caixas de areia não é uma boa opção, pois, eles precisam “ver” o Gatoalete como um novo tipo de caixa de areia e se ambos estiverem disponíveis, eles se acostumam com o Gatoalete e passam a vê-lo apenas com mais um objeto sem serventia e não vão se adaptar ao Gatoalete.
No início pode acontecer de dar mais trabalho, mas o adestramento dura relativamente pouco tempo e os benefícios posteriores serão muitos e durarão por muitos e muitos anos.
O GATOALETE pode ser usado no chão substituindo com vantagens a caixa de areia, proporcionando grande economia na quantidade de areia ou granulado, mais praticidade e higiene.
Quando utilizado sobre um vaso sanitário as vantagens proporcionadas pelo GATOALETE são ainda maiores.
Sim. Não há idade máxima para um gato adaptar-se ao GATOALETE.
Se já estiver habituado a se aliviar na caixa de areia, muito provavelmente o fará também no GATOALETE. Temos, inclusive, notícias de gatos que se recusavam a utilizar a caixa de areia e se adaptaram facilmente e muito bem ao Gatoalete.
Depois que o Gato utilizar o GATOALETE uma vez, fica relativamente fácil ir reduzindo gradualmente a quantidade de areia. Mas para substituir por água recomendamos deixar passar um bom tempo e só fazê-lo quando o gato estiver muito bem habituado ao Gatoalete para não haver retrocesso.
O GATOALETE é voltado para gatos que vivem em apartamento ou casa que a ele se assemelha. Gatos que têm acesso à áreas de terra têm muito mais dificuldade para se adaptarem ao GATOALETE.
Diz o Dr Carlos Sacomani, urologista e coordenador geral do Departamento de Disfunções Miccionais da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia):
Segurar o xixi por muito tempo faz mal? Vez ou outra não tem problema. Só não pode se tornar algo corriqueiro. “Quando você segura por muito tempo a urina, distende demais a bexiga e, na hora da contrair, ela se torna menos eficiente.
O Dr. Carlos refere-se a humanos, mas acreditamos que esse entendimento aplica-se também a mamíferos em geral e no caso da relação dos gatos com o Gatoalete a retenção pode ocorrer mais na primeira vez e a partir daí será cada vez menor
Alguns animais passam a usar o GATOALETE assim que a ele é apresentado, mas outros, especialmente no primeiro dia, podem estranhar e demorar horas para fazer no GATOALETE, mas é necessário insistir e não desistir mesmo que ele fique miando e nos olhando com aquele olhar irresistível, pois, a primeira vez é a mais difícil, depois, fica cada dia mais fácil.
Durante o processo de adestramento é importante ter em mente que o fato do gato não fazer no GATOALETE uma vez ou outra não significa que ele não vá se habituar. Isso costuma ocorrer também com caixas de areia e eles voltarem a fazer normalmente no local correto, sem que saibamos exatamente porque antes fizeram em local indevido.
Para adestrar os gatos a usar o GATOALETE é necessário retirar definitivamente a caixa de areia para gatos e substituí-la pelo GATOALETE de modo a induzi-los a ver o GATOALETE como uma nova caixa de areia.
Se realmente não funcionar, retire o tampo, a peneira e o urinol e use a “base” (peça maior, na cor cinza escura) como uma caixa de areia para seu gato. Depois de alguns dias, quando ele já tiver se habituado ao objeto, recomponha o conjunto todo e siga os procedimentos recomendados para o “Passo 1” com a peneira sem a tampa (areia para gatos ou granulado na peneira furada e também no Urinol)
Ao perceber que o gato começa arranhar o chão e se preparar para o nº 2, procure pegá-lo com as mãos e colocá-lo sobre o Gatoalete, repetindo o procedimento, se necessário e se ele fizer no Gatoalete, imediatamente após, gratifique-o com petiscos, tipo palito de carne, por exemplo.
Procure repetir esse procedimento até ele passar a fazer sozinho no Gatoalete e continue a gratificá-lo com petiscos por mais algum tempo, sempre que possível.
Recomendamos também retirar tapetes, panos etc. de perto do Gatoalete e colocar obstáculos, como caixas, baldes etc. nas proximidades de modo a retirar os espaços próximos, induzindo-os a usar o Gatoalete – depois que eles pegarem o jeito não haverá mais necessidade dessas medidas.
À exemplo do que ocorre com a caixa de areia para gatos ou bandeja para gatos, o GATOALETE pode atender, mas o ideal é um para cada gato.
Quando se tem muitos gatos e poucos GATOALETES e não se retira as caixas de areia, o mais provável é que de 20 a 40% dos gatos optem por usar o GATOALETE para urinar (o que já ajuda), mas não para defecar.
O problema é que ao manter o GATOALETE e também caixa(s) de areia(s), os gatos que não o usarem se acostumam com o objeto (GATOALETE) e, provavelmente, não mais vai encará-lo como uma nova caixa de areia, dificultando em muito o adestramento no futuro.
Pessoas que tem muitos gatos pensam: eu quero um GATOALETE para testar sua aceitação, mas ao testá-lo mantendo a caixa de areia para gatos muito provavelmente ocorrerá o que descrevemos nos antes.
Nem sempre é possível, mas para testar a aceitação do GATOALETE o ideal é que se separe um dos gatos e se coloque à disposição dele um GATOALETE (sem manter caixa de areia para gatos por perto) e aos poucos ir aumentando o número de gatos e de GATOALETE separados, sem permitir (por um prazo razoável) que o gato testado volte a ter contato com caixa de areia.
A redução da areia ou granulado que se coloca no coletor deve ser feita de forma bem gradativa e só substituir por água depois de meses, ou seja, quando o animal estiver muito bem adaptado ao GATOALETE.
O ideal são os granulados biodegradáveis próprios para descarte em vasos sanitários, o que aumenta as facilidades proporcionadas pelo GATOALETE.
Os granulados biodegradáveis costumam ter preços maiores que a areia convencional, mas como são mais leves rendem mais, especialmente, no GATOALETE em que a quantidade utilizada é menor e decrescente.
Outra vantagem dos granulados biodegradáveis é que tendem a amenizar maus odores.
Sim: não foi possível desenvolvermos um modelo de tampo que se encaixasse com precisão em qualquer vaso sanitário, já que não existe uma padronização e sim uma disparidade enorme de modelos, formatos e medidas, mas o Gatoalete foi desenvolvido para caber em praticamente 100% dos modelos de vasos sanitários existentes no Brasil.
Para que não deslize com facilidade quando sobre um vaso sanitário sugerimos colocar, no início do tratamento, algo com peso sobre o tampo, que pode ser uma embalagem como se vê na foto que segue, cheia de água.
Mas se ainda assim o tampo branco não se fixar adequadamente sobre o vaso, sugerimos prendê-lo com fita adesiva, principalmente no início do adestramento.
Depois que o gato estiver mais habituado, mesmo que o tampo do Gatoalete se movimente um pouco ele não vai se assustar.
Medidas do GATOALETE: Extremidade do tampo branco: 38,50 x 38,50 cm
Com os dedões firmemente apoiado na parte interna da base force com os demais dedos os cantos do tampo branco como se fosse envergá-lo, conforme se vê nas fotos abaixo.
Há várias alternativas:
Quando o gato já estiver habituado a usar o GATOALETE com água no Urinol (coletor), aproxime o do vaso sanitário de forma gradual.
Concluída a aproximação, deixe o GATOALETE junto ao vaso por dois ou três dias e, em seguida, coloque o tampo e a peneira sobre o vaso sanitário.
Se necessário, para facilitar a subida do gato no vaso sanitário, coloque ao lado uma caixa mais baixa para fazer um degrau. Essa providência pode ser útil especialmente nos primeiros dias.
Porque o Gato precisa de espaço para se movimentar sobre o GATOALETE buscando a posição adequada para fazer suas necessidades e quando se encosta o GATOALETE em paredes, especialmente, em cantos, esse espaço é reduzido e, se for um gato de grande porte, pode prejudicar bastante o adestramento.
Gatos castrados e sedentários tendem a engordar e, por consequência, a ficarem diabéticos.
Quando esse problema ocorre, fica muito complicado fazer a coleta de urina através de seringas, agulhas ou outros meios igualmente agressivos que certamente causam muito stress e sofrimento ao animal e custam caro.
Se o gato já estiver habituado a utilizar o GATOALETE é possível que a urina possa ser coletada diretamente do "urinol" (previamente esterilizado, juntamente com a peneira), simplificando muito os procedimentos, poupando os gatos do stress e reduzindo substancialmente os custos do processo.
Não temos recebidos reclamações de usuários do Gatoalete a respeito dessa questão, talvez porque quando o gato já se habitua a utilizar o Gatoalete com água no Urinol (coletor) o odor diminuir naturalmente com a diluição na água.
Uma pequena quantidade de granulado anti-odor (de boa qualidade) no Coletor, como se vê na foto do “PASSO 2”, é suficiente para eliminar ou reduzir de forma significativa os odores.
Ainda que se adote essa opção, a economia e a praticidade que o GATOALETE - Banheiro para gatos proporciona são bem representativas.
Há também enzimas produzidas biologicamente que eliminam quase que instantaneamente maus cheiros derivados de detritos orgânicos em geral.
Neste site você pode adquirir o OdorOut, produzido a base de tais enzimas e do qual basta uma esborrifada sobre as fezes ou urina do gato para o cheiro desaparecer completa e instantaneamente.
Como gatos não gostam de cheiros ácidos e fortes uma boa ideia é o uso de “repelentes caseiros” para afastá-los dos locais “indesejáveis”.
Para tanto, sugerimos consultar o link: repelentes caseiros para gatos no qual há opções interessantes a respeito.
A verdade é que depois que os gatos pegam o jeito de usar o Gatoalete fica muito confortável para eles fazerem suas necessidades.
Certamente não é o que o gato escolheria se estivesse vivendo no seu habitat natural, mas isso ocorre também em relação às caixas de areia tradicionais.
Por outro lado, o que notamos é que os gatos procuram evitar que a urina molhe suas patas quando urinam e isso o GATOALETE o faz com muito mais eficácia, atendendo plenamente a necessidade que têm de se manterem limpos.
Ressalte-se que seus instintos de "cavoucar e enterrar" são preservados, pois, eles continuam a fazer tais movimentos mesmo sem a areia ou o granulado.
Não, pelo contrário, o GATOALETE - Banheiro para gatos tem custo baixíssimo em relação aos benefícios que proporciona.
GATOALETE se paga em poucos meses com o que se economiza na compra de areia para gatos ou granulados, propiciando, a partir daí, a economia de milhares de reais, se considerarmos entre 15 e 20 anos a longevidade média de um gato doméstico bem tratado.
Gatoalete é um revolucionário banheiro para gatos prático, higiênico e amigo do meio ambiente. Funciona sem areia!
carregando...
Página inicial | Comprar | Perguntas frequentes | Depoimentos | Vídeos e Fotos | Youtube | Contato